IMG_0640-Editar.jpg

#00  - Sobre o Projeto

O projeto “Intercâmbio Virtual: pesquisa e criação em videodança”, realizado em março de 2021, proposto por Gabriela Moriondo, consistiu numa residência online de 10 dias dos bailarinos Maicom Souza e Gabriela Moriondo com a coreógrafa eslovaca Eva Urbanová. Nessa troca de experiências houve uma aproximação dos artistas capixabas com as metodologias de pesquisa e criação de movimento da coreógrafa que resultou na a elaboração da videodança SYNC; encontro entre os artistas somado às colaborações da diretora de cinema Daiana Rocha, da captação e edição de imagem de Alexander Buck, do compositor Eriberto Carvalho, do design de iluminação de Léia Rodrigues, contando com a produção do Bule Estúdio Criativo. 

Projeto aprovado no Edital de Seleção de Projetos e Concessão de Prêmios Artes Integradas. Edital de Seleção de Projetos Lei Aldir Blanc 2020.

LANÇAMENTO 19/05/21

- Faremos um bate-papo aberto ao público com a equipe do projeto, mediado por Flávia Dalla às 17h.
Segue o link:  https://us02web.zoom.us/j/81500800056?pwd=Z2hHbmh0cHJyUFpMdnEvc2hhK2ZYQT09

Senha: sync

- A estreia oficial do vídeo será às 18h.

IMG_0494-Editar-2.jpg
IMG_0554-Editar.jpg

#01 Relato - Bernardo Firme                                   29/04/2021

A palavra-chave deste relato é processo.  A experiência de acompanhamento dele se constitui num quesito mais pleno e potente, se comparado a alguma ação isolada. Considero um tanto escassa e afastada a realização de um trabalho fechado em um tempo muito curto e específico, ou seja, que "caia de paraquedas" no dia de um evento qualquer. Em termos de peso, o processo precisa receber valoração igual à do resultado. Entre outras coisas, a documentação do diário pode fazer emergir outras importâncias, não só para efeitos de relatório.

Esse estar próximo - por dentro e com - ecoa, aliás, em questões pessoais e profissionais mais profundas. Esta, porque, primeiro, cada vez mais firma em mim uma vontade de direcionar o olhar ao ser em movimento, e mais precisamente à dança e ao teatro; segundo, porque há saberes muito pertinentes que são adquiridos por essa convivência, que preenchem muito o que um olhar remoto não consegue dar conta. É belo perceber de perto o nascimento das ideias, a ida delas ao real (nascimento dos atos), o entrelaçamento desses atos e a subjetividade das pessoas envolvidas com a Arte.

E pessoal, pois sinto uma necessidade de pensar e criar aberta e colaborativamente. O ser em movimento precisa ser também um ser solidário e criativo. Isso gera um ânimo intenso que nenhum outro tipo de trabalho consegue me trazer. Sinto, também, que ser parte da dança, mesmo como observador privilegiado, desperta anseios muito íntimos de querer efetivar uma dança em mim.

#02 Entrevista - Daiana Rocha                                    04/05/2021

- Qual foi o momento mais marcante para você?/What was the most memorable moment for you?

Sempre é a filmagem, o momento em que as imagens saem do mundo da imaginação e se tornam reais. 


- Como você se sentiu durante o processo?/How did you feel during the process?
Sync foi realmente um projeto desafiador, nunca havia feito algo parecido. A ideia era criar um ambiente escuro com alguns pontos de luz em tons de azul e lilás. Foi um trabalho muito sensível feito pela iluminadora Léia Rodrigues. Essa mistura de cores trouxe para o vídeo um pouco da atmosfera de fantasia. 
Durante a pré-produção separamos algumas referências audiovisuais e dialogamos sobre quais planos seriam possíveis de se fazer. Filmei alguns ensaios e fui me familiarizando com os movimentos. Na gravação, o fotógrafo Alex Buck operou a câmera e fez um trabalho belíssimo. Conseguiu captar imagens que a gente havia planejado. 
O processo de edição foi o mais longo, teve várias etapas até chegar ao corte final. A Gabriela e o Maicom colaboraram muito, porque eles sabiam em quais momentos a coreografia havia funcionado. Foi um trabalho conjunto.

 
- O que você achou do resultado?/What did you think of the result?
Achei satisfatório porque Sync traz sensações que nos tiram do nosso conforto. Temos momentos de adrenalina que rapidamente mudam para uma performance mais suave. Nos movemos junto com xs dançarinxs. Existe um desafio entre os corpos e, ao mesmo tempo, eles dependem um do outro. A todo momento eles se afastam, mas rapidamente criam um modo de se conectar. 


- Um sentimento ou uma palavra para simbolizar o que passou: / A feeling or a word that symbolizes what happened:
Constância.

IMG_0533-Editar.jpg
IMG_0491-Editar-2.jpg

#03 Entrevista - Gabriela Moriondo                                  11/05/2021

- Antes do primeiro encontro, o que você estava esperando?/Before the first meeting, what were you expecting?
Eu esperava ansiosamente pela troca com a Eva, a quem eu tanto admiro. Eva tem um jeito tão preciso e, ao mesmo, tão livre de se mover, que sempre me hipnotizou. Desde Londres em 2015 e em Tel Aviv em 2017 eu nutria esse desejo de trabalhar com ela e a alegria da chegada desse dia me fazia contar as horas. Fazia tempo que eu não vivenciava um laboratório intensivo de pesquisa do movimento e sentia falta de, não só observar, mas ser observada. Além disso, havia a felicidade infinita do início de um novo projeto somado à chance de ver a dança sob outro ponto de vista além de revelar os meus. 

- Como foi o primeiro encontro?/How was the first meeting?
Sem muitas cerimônias, fomos direto para a pesquisa. Eva trouxe diversos estímulos e nos conduziu por um movimento muito prazeroso e desejado. Eva quis nos escutar e nos ver, saber das nossas expectativas e conhecer nossos impulsos para o movimento. Lembro que nós três dançamos individualmente e comentamos sobre a dança de cada um. Partimos daí: da pesquisa, da observação e do diálogo. Lembro de sentir o corpo tremer, ou melhor, vibrar, após a pesquisa. 

- Qual foi o momento mais marcante para você?/What was the most memorable moment for you?
Foi trabalhar com a poesia do movimento, trazendo intenções claras para cada movimento a partir da palavra. Criando uma espécie de monólogo do corpo que, posteriormente, unido ao do Maicom, tornou-se um diálogo. 

- Como você se sentiu durante o processo?/How did you feel during the process?
Vibrante. Senti como se tudo se encaixasse. Após tanto tempo sem dançar com outras pessoas por causa da pandemia, pude me reconhecer.

- O que você achou do resultado?/What did you think of the result?
O resultado foi uma videodança a partir da união de artistas, onde todos colocaram suas essências e pesquisas. Achei desafiador, excitante e incrível o exercício e tudo e todos que impulsionaram e estão por trás dele. A partir da colaboração entre artistas e entre a dança e a imagem, a coreografia se expandiu. Daiana e Buck ocuparam o palco conosco, compartilhando a emoção e a tensão de performar e Maicom e eu pudemos ocupar a ilha de edição, participando da tensão e emoção de construir o vídeo. 

- Um sentimento ou uma palavra para simbolizar o que passou: / A feeling or a word that symbolizes what happened:
Troca.

- Qual pergunta eu não fiz e você gostaria que eu tivesse feito? / Which question did I not ask and you would like me to have asked?
Qual será o próximo trabalho?

#04 Entrevista - Eva Urbanová                                         18/05/2021

- Antes do primeiro encontro, o que você estava esperando?/Before the first meeting, what were you expecting?
Actually, I did not have any expectations at all.  I remember I was a little bit stressed before our first meeting, because I'm always stressed when I'm working with somebody that I never worked with before.

- Como foi o primeiro encontro?/How was the first meeting?

The first meeting was very nice. I think all three of us put into it lots of energy, so even though we couldn't meet in the person, the energy from both sides was so high that we could even feel it through the screen.

- Qual foi o momento mais marcante para você?/What was the most memorable moment for you?

I have a lot of memorable moments from our online residency, but I guess the most memorable will be the call with Gabby and Maicom after they did the shooting in the theater (which one I was not a part of). There was finally this release of the energy after those 10 days of the rehearsals, especially from their side. I remember their happy faces and jokes that we could make together.


- Como você se sentiu durante o processo?/How did you feel during the process?

During the process I felt very good. For example, all three of us were having a very positive attitude even in the moments which did not necessarily worked out at first.


- O que você achou do resultado?/What did you think of the result?

I think in such a very short time the result was very good. I hope that in our upcoming project, which supposed to happen in Prague, we  will have a chance to create even more precise  movement material than in our residency in February. 

- Um sentimento ou uma palavra para simbolizar o que passou: / A feeling or a word that symbolizes what happened:

Communication, openness, fire 
 

IMG_0712-Editar - Copia.jpg